sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

EXTRA 02: DE OLHOS BEM ATENTOS (EUROPA 2012)

 EXTRA 02 - DE OLHOS BEM ATENTOS

Como já devem estar cansados de saber, não sou turista, sou viajante!!! E uma das diferenças é a preocupação com um olhar fotográfico diferenciado, que não fica tão obcecado por registros clichês dos monumentos óbvios, presentes em todas as fotos de turistas comuns... tá, admito que também registro em fotos alguns daqueles monumentos, mas é só pela referência e para o caso de eu ter que usar alguma foto numa publicação, não ter problemas de direitos autorais e tal.

No título achei apropriado fazer uma referência ao último filme do Kubrick, "De Olhos Bem Fechados"... Não sabe do que estou falando?! Ai, ai... turista de blog era o que me faltava, mas enfim, abaixo vou publicar algumas fotos que fiz naquela fatídica excursão a Europa em 2012. 

Quem gostar (nem tem como não gostar, porque as fotos são tiradas por mim e são ótimas) pode vir aqui e encomendar uma cópia especial... cobro caro e em Euro, mas vala a pena (ao menos para mim). Mas chega de blá, blá, blá...

Para começar vou apostar nesta visão bem comum na Itália, que são as roupas penduradas do lado de fora da janela... na verdade acho que é bem comum nos países de língua latina, pois vi muito disso também em Portugal e, claro, no Brasil. 


A posição do Sol me ajudou a ver uma bela composição com o corte que ele faz com sua luz projetada na parede, criando um contraste com a sombra no lado oposto, em diagonal. E fazendo as roupas, bem coloridas e de tons quentes, brilharem em outro contraste com o tom pastel da parede e o verde nas janelas daquele prédio escondido numa das ruas de Florença, no centro-norte da Itália. 

Já esta foto incrível, aí de baixo, é a entrada para a Casa da Julieta (Hahaha, casa da Julieta! Alguém acredita mesmo nisso?)... é isso mesmo, é a parede de entrada para um dos caça-níqueis de turista mais famosos do mundo, lá em Verona, no norte da Itália. 


Toda rabiscada, de forma caótica e em meio a ligações elétricas do prédio (e outras coisas que não são identificáveis), foi considerada muito feia para a produção de "Cartas Para a Julieta", que fez um cenário mais "bonitinho" e "aceitável". Se a parede fosse a do filme, sinceramente eu não fotografaria. Já os turistas...

Ainda no norte da Itália, mas mais ao leste, a fascinante Veneza, que me obrigou a driblar todos os clichês para tirar duas fotos que exibo aqui...


Acho que todos conhecem (ou ao menos já ouviram falar) aquele período anual em que a maré sobe e invade boa parte daquela cidade.

Nesta foto acima registrei um desses momentos, onde a água me ajudou na composição, não só pela textura que deu ao chão tomado pelas águas, mas porque também afugentou a horda de turistas dali, o que me permitiu fazer aquela bela imagem... e se tem uma foto que não é clichê em Veneza, é uma foto em pessoas (turistas) poluindo o cenário. Outra foto assim só em alguma pandemia.

Mas calma que dá para tirar boas fotos, mesmo com turistas por perto. Essa de baixo, por exemplo, é a foto de um turista, só que cortado da composição, onde deixei somente seu guarda-chuva multicolorido em contraste com o branco e preto do Palácio Ducal.



Na maioria dos lugares por onde passei valorizei um olhar nos temas urbanos, fossem eles antigos, modernos ou mesmo um contraste de ambos, mas curiosamente, na Suíça eu não seduzido por nada relacionada que fosse relacionado a obras feitas pelo homem, mas somente por cenários naturais, paisagens incríveis e animais interagindo com o que está a sua volta, como no caso abaixo.


A foto original foi tirada em cores, mas percebi que o preto e branco dava mais força na dinâmica do flagrante das aves em pleno voo sobre um lago suíço.

Também em preto e branco, e de volta a um tema mais urbano, um instantâneo de Paris, com a famosa torre ao fundo, numa foto tirada (em movimento) em 2011, no ano anterior a das fotos acima. 


A Torre Eiffel é um tema difícil de dar certo em termos de fotografia, por conta da infinidades de "clics" que  tiram dela por ano e que nenhuma modelo da alta moda supera. Mas no mar de fotos comuns, creio que consegui fazer um retrato da cidade que faz jus a sua fama de bela e única. E se você discorda, certamente é turista... só pode ser.


Para finalizar, esta foto aí em cima, também de Paris em 2011, num contraluz de um dia nublado e com uma revoada de pássaros (acho que eram todos pombos) invadindo a paisagem urbana.

Tem outras fotos legais das viagens de 2011 e 2012, mas as que achei que valiam a pena dar um destaque entres as milhares que tirei, são as que viram aí. 

Se eu tiver paciência de continuar este Blog, provavelmente verão mais fotos e histórias das viagens seguintes... Mas eu não contaria com isso. Zero de paciência! 

Contudo, se você for um turista de Blog's, não sentirá minha falta, e poderá procurar outras páginas... nenhum com a qualidade do meu, logicamente, mas certamente encontrará! 

Soltem os cintos, peguem seus botes salvas vidas e boa viagem a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário